"(...) Carlos Marighella foi abatido pelas forças de repressão da ditadura. Naquele momento elas não mataram apenas o militante intemerato de uma organização de luta, mas um líder que encarnava as aspirações de liberdade e justiça do povo brasileiro.

Os que assumem a grave responsabilidade de combater pelo interesse de todos tornam-se símbolos e constituem patrimônio coletivo. Carlos Marighella deu a vida pelos oprimidos, os excluídos, os sedentos de justiça. Ao fazê-lo, transcendeu a sua própria opção partidária e se projetou na posteridade como voz dos que não se conformam com a iniqüidade social."

Antonio Candido


Assassinado há 40 anos, situa-se entre aqueles que escreveram as mais importantes páginas da história de lutas do povo brasileiro: Zumbi, Sepé Tiaraju, Felipe dos Santos, Tiradentes, Cipriano Barata, Frei Caneca, Bento Gonçalves, Angelim, Antônio Conselheiro, o "monge" João Maria, Luiz Carlos Prestes, Francisco Julião, Leonel Brizola, Gregório Bezerra, Darcy Ribeiro e tantos outros. São nomes que ainda não saíram das sombras a que a elite insiste em relegar a nossa história. Trinta anos depois de morto, ele prossegue desafiando a generosidade dos vivos, e apontando, para o nosso país, um caminho de futuro, onde todos tenham saúde, educação, trabalho e moradia.

"É preciso não ter medo, é preciso ter coragem de dizer"
Marighella

Seminário: Marighella 40 anos.

A teoria da Revolução Brasileira e a experiência da luta armada

* 16h30min – Exibição de vídeo seguido de debate Documentário MARIGHELLA: Retrato Falado do Guerrilheiro (Sílvio Tendler, 2001).

* 18h30min – Mesa de debate Marighella 40 anos - A teoria da Revolução Brasileira e a experiência da luta armada

Debatedores:

- Carlos Eugênio Paz (ex-dirigente da ALN)

- Theotonio dos Santos (UFF)

- Antônio Soares, “Lucio” (Comandante Político e Militar do PCBR)

- João Quartim de Moraes (Unicamp)

Data: 04 de Novembro de 2009

Local: Universidade Federal Fluminense - Sala 405, bloco “E”, na Escola de Serviço Social da UFF - Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói/RJ

Realização: CEAP – Centro de Estudos e Assessoria Popular

Apoio:

SINDSCOPE – Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II

Diretório Acadêmico de Ciências Sociais Raimundo Soares/UFF

Diretório Acadêmico de Serviço Social/UFF

Rede Estudantil Classista e Combativa - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário